segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Resumo: Em 2011 com o projeto “HISTÓRIAS, CONTOS E RECONTO DA LEITURA AFRICANA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL, NA SALA DE AULA E BIBLIOTECA ESCOLAR” trabalhado por todos os alunos da escola, foi resgatado o conteúdo do tema AFRICANIDADE em sala de aula, porque os alunos dos 3º anos que participaram em questões cientificas da revista Ciência Hoje em nossa Unidade escolar, solicitaram a mim (Professora Luciana Leme Borin que ministrava aula de Informática Educacional no momento a eles) que interligasse o tema científico das BORBOLETAS com a África. O desafio foi interessante e nasceu a questão do CABELO que já estávamos programados em trabalhar no ano seguinte, portanto as BORBOLETAS eram os enfeites e adjetivos que com complementariam o tema. Com a leitura do livro na Informática: “A borboleta cinza” do autor Mario Vale que relata a tristeza de uma borboleta cinza cujas pessoas não lhe davam atenção por estar camuflada entre a fumaça dos carros. Quando vai para a floresta, chora de tristeza ao ver os outros bichos tão coloridos e se escondeu de VERGONHA, mas cinza que cobria suas asas vai se limpar e mostrará o colorido da variedade das cores. Foi dado o primeiro passo para o trabalho. Por meio da obra foram trabalhadas as questões das CORES e da VERGONHA que temos nas diferentes características do nosso corpo (CABELO) e a tonalidade de cores que das raças do índio, negro e branco (asiático). Trabalhando também a questão PELE na variedade das cores é que o SER HUMANO que possui uma cor ESCURA é devido à composição QUIMICA da melanina* da pele em maior quantidade. Partindo assim trabalhar a lei nº 10.639/03 regulamentada pelo parecer CNE/CP Nº 03/04, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação em março de 2004 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino em todas as escolas públicas e privadas da História e Cultura afro-brasileira e africana provoca a manutenção de uma ideologia que mantém o não branco em situação de subordinação. O projeto tem em seu contexto global trabalhar a intertextualidade das disciplinas com o tema BORBOLETA. Palavras-chave: identidade, leitura infantil, relações étnicorraciais e borboleta. *melanina que, por exemplo, confere pigmentação à pele, aos olhos e aos cabelos dos mamíferos

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